Primavera dos Livros – São Paulo – 2024

Nos dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, acontece a Primavera dos Livros e Feira do Livro Periférico no Galpão Cultural Elza Soares, do MST, na Al. Eduardo Prado, 474 – Campos Elíseos.

A programação de sexta, dia 30, é voltada para crianças e jovens, com atrações lúdicas e culturais especialmente pensadas para esse público.

Além da programação, o evento traz uma feira literária com mais de 50 editoras independentes de várias partes da cidade de São Paulo e do Brasil.

As atrações são totalmente gratuitas e acontecem das 11h às 20h.

Sexta-feira, 30 de agosto

11h00: Abertura da feira

11h30: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “Manoelices e outras maluquices”, com os contadores de histórias Cissa Lourenço e Paulo D’Auria e a musicista Aline Lopes

Uma homenagem ao poeta Manoel de Barros que, em seus poemas, dialogava com as crianças com temas sobre a natureza e o cotidiano, criando um universo onírico e lúdico. Para crianças de todas as idades.

12h15: OFICINA DE ILUSTRAÇÃO E DESENHO “Imaginários ilustrados”, com Emily Stephano

A imaginação pode ir muito além do que os olhos veem. Explorando formas, traços e cores, convidamos os leitores para soltar a criatividade e compor imagens a partir de propostas de dois lançamentos da Editora Miolo Mole: “Isto não é uma cenoura” (Luana Vignon e Caco Galhardo) e “Animália: zoopoesia ou algo que o valha”” (Frederico Brito, Thais Evangelista e Bruna Lubambo). Para crianças de todas as idades.

13h00: SARAU: Bodega do Brasil

O Sarau Bodega do Brasil está completando este ano 15 anos de história. Em sua itinerância representando o Território de Guaianases, dará voz e vez a alguns dos artistas frequentadores do sarau, que durante esses anos deixaram seus bairros, para distrair, alimentar esperanças, iluminar mentes na região central da capital paulista. Venha mostrar sua arte e seja aplaudido (a) por nós.

14h00: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA com a equipe de O Casulo Viajante

A contadora de histórias Brunna Talita e o músico Renato Ribeiro, com sua Kombi Literária, contam histórias dos povos originários da América do Sul, baseadas em suas pesquisas. A Kombi estará instalada no local durante todo o evento e haverá mediação de leitura nos três dias das 11h às 17h.

15h00: MESA: Ecoliteratura: um gênero literário urgente

O que é ecoliteratura? Como a literatura pode ajudar a pensar temas ambientais como biodiversidade, mudanças climáticas e equilíbrio ecológico nas cidades? Os personagens literários podem ajudar a salvar o planeta?

Participantes: Preto Michel (escritor, poeta, educador social e editor) e Lara Kouzmin-Korovaeff (editora)

Mediação: Juliana Mutafi (professora e pesquisadora da PUC-SP)

17h30: MESA: A disputa cultural na cidade

Como a cultura e a arte se integram à construção de uma cultura política democrática? Quais os territórios ocupados pelas manifestações culturais numa cidade plural como São Paulo?

Participantes: Camilo Rocha (“Bate-Estaca: Como DJs, drag queens e clubbers salvaram a noite de São Paulo”, Ed. Veneta) e Binho (escritor, poeta e organizador do Sarau do Binho

Mediação: Lizandra Magon (editora e presidenta da LIBRE)

19h00: Sarau do Binho, 20 anos

Em seu aniversário, um dos mais tradicionais saraus de São Paulo, instalado no bairro do Campo Limpo, se apresenta para o público do evento, com poetas convidados e participação do público.

Sábado, 31 de agosto

11h00: Horário de abertura da feira

11h30: MESA: Sonhos, imaginação e saúde mental na literatura infantojuvenil

Participantes: João Correia Filho (autor de “Nisinha”, Ed. Mireveja), Mira Silva (autora de “A árvore mais sabida do mundo”, Solisluna Editora), Paula Autran (autora de “A menina que comia estrelas”, Ed. Jandaíra) e Larissa Ramalhoso (autora de “Maria”, Enlace Editora)

Mediação: Lia Novaes Serra (Quina Editora)

13h00: SARAU: Casa de Cultura Hip Hop Jaçanã

O Sarau da Casa realiza saraus desde 2020 na ocupação Casa Cultural Hip Hop Jaçanã, itinerante também em outros espaços da cidade, e acolhe uma gama de artistas independentes de diversas vertentes e periferias. Busca ser um espaço de fruição artística periférica, trazendo artistas que não possuem visibilidade nos circuitos culturais, dando assim, à comunidade do Jaçanã e região, acesso à arte de qualidade que, muitas vezes, limita-se à espaços distantes das periferias.

14h00: MESA: 60 anos do Golpe Militar: o que precisamos saber cada vez mais?

O fim da ditadura militar veio junto com um muro de silêncio sobre os métodos e atrocidades do regime. Como o jornalismo e a literatura têm ajudado a derrubá-lo e a acabar com o que resta da ditadura no Brasil de hoje?

Participantes: Marcelo Godoy (“Cachorros”, Alameda Editorial), Ana Cristina Braga Martes (“Sobre o que não falamos”, Editora 34) e Alberto Martins (“Violeta: uma novela”, Editora 34)

Mediação: Joana Monteleone (historiadora)

15h00: MESA: Censura x crítica: as falsas simetrias na literatura infantojuvenil

Nos últimos anos, o livro infantil vem andando sob o fio da navalha: de um lado, o Brasil se revê como sociedade, aprofundando a discussão sobre direitos humanos e buscando representatividade e inclusão; do outro, o moralismo e o autoritarismo tentam impor valores e conceitos que reforçam as histórias únicas que sempre contamos para nossas crianças. Nesse contexto, as ideias do que seja crítica e do que seja censura que se confundem. Abrimos o debate para que possamos avançar juntos.

Participantes: Luciana Bento (pesquisadora, educadora, autora da página “A mãe preta”), Rodrigo Andrade (ilustrador e pesquisador), João Luís Ceccantini (pesquisador, Ed. Aletria) e Valeria Pergentino (editora, Ed. Solisluna)

Mediação: Cristiane Rogério (jornalista, autora e pesquisadora d’A Casa Tombada)

16h30: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA com a equipe de O Casulo Viajante

A contadora de histórias Brunna Talita e o músico Renato Ribeiro, com sua Kombi Literária, contam histórias dos povos originários da América do Sul, baseadas em suas pesquisas. A Kombi estará instalada no local durante todo o evento e haverá mediação de leitura nos três dias das 11h às 17h.

17h30: MESA: O livro na defesa da Palestina

Por que o debate sobre a luta palestina tem de ser travado para além dos muros de Gaza e da Cisjordânia? Como os livros podem ajudar a parar o genocídio?

Participantes: Breno Altman (“Contra o sionismo”, Alameda Editorial) e Arlene Clemesha (professora da FFLCH-USP)

Mediação: Paula Carvalho (jornalista)

19h00: Leituras públicas afrofuturistas (Ed. Kitembo)

Os escritores Israel Neto, Sabine Mendes e Taslim realizam a leitura pública de trechos das obras “A cabeça de Zumbi”, “O Imortal de Machado de Assis – releituras afrofuturistas” e “A dáie de vários nomes”. O encontro também refletirá sobre o processo de criação de obras de ficção científica e afrofuturismo.

Domingo, 1 de setembro

11h00: Horário de abertura da feira

11h30: MESA: Planos do Livro: Municipal, Estadual e Federal

Está na hora de reformular e ampliar os planos para livro e leitura no país. Como podemos fazer um país de leitores pela democracia?

Participantes: Ricardo Queiroz (“Participacão Social nas Políticas Públicas do Livro e Leitura”, Terra Redonda), Cida Perez (Assembleia Legislativa), José Castilho Marques Neto (consultor), Miro Nalles (presidente do Conselho do PMLLLB-SP), Lizandra Magon de Almeida (Conselheira do PMLLLB e presidenta da LIBRE), Marcus Rei (SISEB-SEC-SP), Márcia Reis (SEE-SP)

Mediação: Eleilson Leite (Ação Educativa)

13h00: SARAU: Projeto LibertArte

Uma atividade lítero-musical com Aykathrine (Angola), Clara Swatson (África do Sul), Clau (África doSul), Dedre (Namíbia), Ferraz (Angola), Mirian Cambolo (Angola) e Vanessa Páez (Venezuela). Apresentarão poemas autorais que falam de suas raízes e de suas experiências no Brasil, inclusive de seu período no cárcere. Além dos poemas, trazem canções africanas e percussão. Lançamento da Coleção LibertArte, composta por 5 livros, coletânea de autoras africanas sobreviventes do cárcere e 4 livros solos, de duas angolanas e duas sul-africanas. O machismo, a violência doméstica, a guerra em Angola e o apartheid na África do Sul são aqui retratados. Saudades dos filhos, esperanças, lutas e alegrias.

14h00: PALESTRA: Literatura Negra Feminina

Palestra de Elizandra Souza (jornalista, poeta e integrante do Sarau das Pretas)

Mediação: Mariana Vilela, jornalista e escritora

A autora apresenta um panorama da Literatura Negra Feminina Brasileira a partir da linha do tempo “A benção às mais velhas” publicada na Antologia Literatura Negra Feminina em 2021. As escritoras negras brasileiras estão publicando desde 1859, a partir de Maria Firmina dos Reis. Isto quer dizer que são 163 anos que as mulheres negras publicam, na maioria das vezes de forma independente.

15h00: MESA: Pequenas revoluções literárias – maneiras contemporâneas de formar leitores

Newsletters, clubes de leituras, influencers, plaquetes, podcasts: como a tecnologia e as redes virtuais e reais têm mudado o jeito de ler e de viver os livros?

Participantes: Janine Durand, Luciana Gerbovic (“Clubes de leitura”, Solisluna Editora), Paula Maria (escritora) e Angela S. J. Ferreira (gestora da Biblioteca Comunitária de Heliópolis).

Mediação: Camila Perlingeiro (MapaLab)

16h30: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA com a equipe de O Casulo Viajante

A contadora de histórias Brunna Talita e o músico Renato Ribeiro, com sua Kombi Literária, contam histórias dos povos originários da América do Sul, baseadas em suas pesquisas. A Kombi estará instalada no local durante todo o evento e haverá mediação de leitura nos três dias das 11h às 17h.

17h30: MESA: Escrevendo a música

A música nas páginas dos livros.

Participantes: Irineu Franco Perpétuo (Editora 34), Leandro Souto Maior e Taissa Maia (Garota FM Books)

Mediação: Chris Fuscaldo (Garota FM Books)

19h00: ENCERRAMENTO

EDITORAS ASSOCIADAS PARTICIPANTES

Alameda Editorial

Aletria Editora

Bazar do Tempo

Edições Pinakotheke

Editora 34

Editora Aleph

Editora Bamboozinho

Editora Caixote

Editora Cobogó

Editora Instante

Editora Jandaíra

Editora Miolo Mole

Editora Mireveja

Editora Patuá

Editora Sundermann

Editora Tabla

Editora Tanta Tinta

Editora Todavia

Editora Valentina

Editora Veneta

Enlace Editora

Fada Madrinha Editora

Garota FM Books

Kinoruss Edições

Malê Editora

ÔZé Editora

Pallas Editora

Pingo de Luz

Quina Editora

Relicário Edições

Solisluna Editora

Ubu Editora

EDITORAS DA CÂMARA PERIFÉRICA DO LIVRO (integrantes da LIBRE)

Areia dourada              

Autoria Compartilhada (JAMAC)

Baderna Literária

Borboleta Azul             

Ciclo Contínuo

Dandara          

Edições Tietê

Elo da Corrente

Em Busca das Artes 

FiloCzar           

Kitembo           

Letras Periféricas      

LiteraRUA       

Me Parió Revolução

Mjiba  

MoVi Editora 

PB Editora

Quilombhoje

Sarau do Binho/TXAI

Selin Trovoar

Terra Redonda

UNIperiferias

Vicença Editorial

Instituições

Ação Educativa (CPL)             

Academia Periférica das Letras

Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

LIBRE