O mercado editorial

Confira a curadoria de pesquisas, livros, sites… enfim, referências importantes para as editoras independentes.

Pesquisas

Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro – Pesquisa realizada pela Nielsen Book e coordenada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e Câmara Brasileira do Livro (CBL), aborda a produção e o faturamento de e-books, audiolivros e outras plataformas de distribuição de conteúdo (Fonte: Snel).

GfK – Mercado Editorial – A GFK, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias-ANL, disponibiliza mensalmente o retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil (Fonte: ANL).

Painel do Varejo de Livros no Brasil – Lançado em abril de 2015 a partir de uma parceria entre o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e a Nielsen Bookscan Brasil, o Painel do Varejo de Livros no Brasil é divulgado mensalmente com base em dados coletados direto do caixa das livrarias, canais de e-commerce e varejistas (Fonte: Snel).

Pesquisa ABEU – O objetivo da pesquisa ABEU é verificar um panorama real da edição universitária e seus respectivos cenários (Fonte: ABEU).

Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro – Diagnóstico mais completo da performance editorial no país, a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro é coordenada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro. A partir de 2020, o estudo será realizado pela Nielsen Book (Fonte: Snel).

Retratos da Leitura no Brasil – Publicada pelo Instituto Pró-livro, é a única pesquisa em âmbito nacional que tem por objetivo avaliar o comportamento leitor do brasileiro (Fonte: Instituto Pró-livro).

Livros e revistas acadêmicas

Bibliodiversidade e Preço do Livro – Lei Lang, na França. Lei do Preço Único ou Lei do Preço Fixo, em diversas partes do mundo. No Brasil, Lei Cortez. E – por que não? – Lei da Bibliodiversidade. A proposta se dirige a quem compreenda o significado profundo de uma política de regulação do preço do livro, no momento em que o e-commerce se insinua com todas as suas artimanhas sobre os consumidores do planeta. Uma medida salvacionista? Sem dúvida! Uma lei que pressupõe a regulação do preço do livro se destina, certamente, a salvar hábitos tão antiquados quanto os de comprar livros em livrarias, ou de ler em códices impressos. Mas, acima de tudo, a medida deve ser recebida como um gesto de reverência à bibliodiversidade, o que pressupõe a luta pela sobrevivência dos diferentes suportes e tecnologias de leitura, tanto quanto dos profissionais e dos leitores que participam da cadeia do livro e da cultura escrita, de modo mais abrangente.

Revista Parlamento e Sociedade – O livro tributado: o que está em jogo? – Neste número da revista Parlamento e Sociedade, os participantes do curso de extensão universitária “O livro tributado: o que está em jogo” foram convidados para produzir um dossiê sobre o tema e este volume traz cinco artigos escritos por pesquisadoras e pesquisadores comprometidos com a temática.

Declaração Internacional de Editores e Editoras Independentes de 2014 – Documento produzido em 2014, durante o Congresso Internacional de Editores Independentes que aconteceu entre os anos de 2012 e 2014, por meio de oficinas preparatórias em sete países, seguidas de um encontro de encerramento promovido pela UNESCO, na Cidade do Cabo. A LIBRE esteve representada e é signatária do documento.

Retratos da Leitura no Brasil – Com quatro edições, os títulos incluem, além da íntegra do relatório da pesquisa Retratos da Leitura do quadriênio, artigos escritos por especialistas em leitura, tratando das relações do leitor brasileiro e o livro.

Outros conteúdos

Em defesa da Bibliodiversidade – Documento apresentado, em 2010, à ministra da cultura, Anna de Holanda e ao presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, com o programa enviado aos candidatos a cargos eletivos, em todos os níveis, nas eleições daquele ano, com sugestões de ações em prol da Bibliodiversidade.

Se você tem alguma sugestão de inclusão, envie um email para secretaria@libre.com.br